A Capital belga, sede de instituições internacionais e europeias, encontra-se em segundo lugar como destino de viagens de negócios no nosso país. Mas a cidade está longe de ser apenas um ponto de passagem em trabalho: a sua oferta cultural e enorme beleza visual com ruas de arquitetura grandiosa e praças pitorescas fazem de Bruxelas um centro de artes próspero por si. Apelidado de "a nova Berlim" pelos críticos, o contexto histórico e político da cidade dão origem a uma fascinante cena criativa contemporânea, que os visitantes podem desfrutar por toda a capital, mesmo em visitas de curta duração.
Esta emocionante cidade multicultural proporciona múltiplas experiências e actividades. Sugerimos visitar:
A Grand Place
Comece por explorar a magnífica Grand Place medieval, tanto de dia como de noite. Os muitos cafés e bares oferecem a oportunidade de sentar e ver o “mundo passar” com uma cerveja belga na mão, ou, no Inverno, com um belíssimo chocolate quente belga. Na praça destaca-se o belo edifício gótico da Câmara municipal, com a sua torre sineira em espiral, acessível aos visitantes que queiram subir e observar a panorâmica.
Descubra a arte de Magritte no coração da cidade
René Magritte foi um dos artistas mais relevantes da Bélgica, famoso pelas suas pinturas surrealistas. Muitas dessas obras de arte podem ser apreciadas no Museu Magritte, na histórica Place Royale.
Compras na rue Antoine Dansaert
A Rue Antoine Dansaert é uma das ruas mais criativas de Bruxelas. Para os interessados em design, as suas boutiques independentes e ateliers de vanguarda são os melhores lugares para começar. Navegue pelos trilhos dos designers locais, como Annemie Verbeke, ou visite o espaço de várias marcas Stijl para descobrir uma infinidade de projectos promissores.
Prove um pouco de chocolate belga
O chocolate belga é o melhor do mundo!
Nada melhor do que provar os diferentes sabores e variedades de cacau na capital! Um dos principais chocolatiers da cidade, Pierre Marcolini, permite aos seus clientes escolher os favoritos e montar uma caixa personalizada. Outro famoso chocolatier, Mary, oferece a experiência de aprender o fabrico do chocolate, ensinando o ofício por trás da confecção destas delícias, incluindo os famosos bombons com recheios.
Entre no Atomium
Construído para a Feira Mundial de Bruxelas de 1958, o Atomium continua a ser um dos marcos modernos mais reconhecidos da cidade. A estrutura gigante, que representa um conjunto químico de átomos de ferro, encerra um museu e um restaurante com vistas panorâmicas incomparáveis sobre a capital.
Visite o Museu de Arte em Banda Desenhada
Ao longo dos anos, os cartunistas belgas criaram uma série de personagens famosas de Banda Desenhada, como Tintin e Os Smurfs. Bruxelas é considerada a “capital da Banda Desenhada” - Hergé, o criador do repórter mais famoso do planeta, Tintin, nasceu em Bruxelas; tal como André Franquin, o autor das personagens Marsupilami e Gaston Lagaffe; e ainda o ilustrador Maurice de Bévère, mais conhecido por Morris, criador de Lucky Luke.
Nas ruas existem murais e fachadas de prédios pintados com personagens dos “quadradinhos”. Estátuas de Gastão e outras personagens habitam as ruas da capital belga. Há livrarias inteiramente dedicadas à “nona arte”. E a completar existe o Centro Belga da Banda Desenhada (CBBD).
Explore a arte no Museu BOZAR
Mergulhe no coração artístico de Bruxelas no BOZAR - Centro de Belas Artes. O museu, fundado pelo arquitecto belga de Art Nouveau - Victor Horta, é um centro de artes com várias salas de concertos e espaços de exibição que mostram os talentos de todo o mundo.
Descubra o Bairro de Sablon
O bairro é conhecido pelas antiguidades. O mercado local de antiguidades de Sablon realiza-se todos os sábados e domingos e é um óptimo lugar para comprar presentes originais. Os visitantes também podem descobrir na zona uma variedade de galerias de arte bem como as tradicionais lojas de chocolate belgas.
Experimente a ópera belga
Traga uma mágica noite de Bruxelas para uma grande final no Le Théâtre de la Monnaie, a principal ópera da Bélgica. Fundado em 1818 e restaurado nos anos 80, o teatro é um dos mais belos da Europa e as suas produções são aclamadas em todo o mundo.
Onde ficar:
Hotel Amigo
Situado na esquina da Grand Place, este impressionante edifício histórico é uma atração só por si.
Onde comer:
Restaurante Le Monde est Petit - Estrela Michelin.